DESTINATÁRIOS
- Formadores, Diretores de Formação, Responsáveis e Técnicos de Formação, Coordenadores de Formação (presencial e a distância) e Responsáveis de Projetos E-Learning;
- Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e conhecimentos inerentes à função de formador / tutor em E-Learning.
DATA DE INÍCIO E HORÁRIOS
- É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar;
- As sessões síncronas / webinars são agendadas com o e-tutor do curso, em horários a definir por ambas as partes.
DURAÇÃO: 60 Horas
LOCAL: Plataforma B-Training Academy – www.plataforma.b-trainingacademy.pt
TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade de Formação: Formação Contínua
Forma de Organização da Formação: Formação em E-Learning (a Distância)
VALOR DO CURSO: Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos. Valor do curso isento de IVA (artigo 9º, nº 10 do CIVA) dado que B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT.
PRINCIPAIS FATORES DIFERENCIADORES
Naturalmente que cada curso tem a sua especificidade em termos de aprofundamento de conteúdos e da metodologia mobilizada. Os principais fatores diferenciadores deste curso, com mais de 300 edições realizadas, são os seguintes:
- Terá um E-Formador que o acompanhará diariamente ao longo de todo o curso;
- O curso inicia com uma sessão síncrona com o E-Formador;
- Ao longo do curso estão previstas 3 sessões – momentos em que será realizada uma sessão individual com o E-Formador, na qual poderá esclarecer todas as suas dúvidas;
- O E-Formador do curso é um profissional especializado na área, que conta com experiência do foro pedagógico assim como técnico;
- A metodologia adotada é one-to-one, fomentando um verdadeiro desenvolvimento de competências;
- É desenhado um cronograma individual e personalizado, podendo começar o curso na data e horário que lhe for mais conveniente;
- O curso foi concebido fruto da experiência de anos de trabalho na formação a distância, uma das nossas áreas core.
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
Apreciar o perfil do E-Formador e as características da modalidade E-Learning face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar a modalidade E-Learning;
- Identificar os principais componentes de um sistema de E-Learning;
- Identificar as competências exigíveis ao E-Formador em função dos sistemas em que intervém;
- Reconhecer a evolução do perfil dos formadores e E-Formadores devido às TIC.
Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Identificar os aspetos a ter em conta na seleção dos métodos e técnicas pedagógicos em E-Learning;
- Formar e trabalhar em ambientes E-Learning;
- Orientar e dinamizar grupos em ambiente E-Learning;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada para o E-Learning;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação estratégico para a formação útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação E-Learning;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática.
Os conteúdos programáticos do curso de E-Formador: Especialização Pedagógica Avançada em Formação a Distância da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
APRESENTAÇÃO
- Apresentação de E-Formadores e E-Formandos;
- Apresentação do curso, objetivos, metodologias de trabalho e modelo de avaliação;
- Abordagem à plataforma Moodle da B-Training, Consulting – B-Training Academy (BTA).
MÓDULO I – E-LEARNING E MULTIMÉDIA: A FORMAÇÃO A DISTÂNCIA
- Conceitos e teorias da aprendizagem em E-learning;
- Modelos pedagógicos;
- Conteúdos multimédia.
MÓDULO II – PLATAFORMAS E-LEARNING
- Sistemas de gestão de aprendizagem;
- Plataformas E-learning.
MÓDULO III – E-CONTEÚDOS
- Organização dos conteúdos segundo as normas internacionais;
- Conceção e organização de E-conteúdos;
- Normas SCORM.
MÓDULO IV – PERFIL DO E-FORMADOR
- O Formador e o E-Formador;
- Competências do E-Formador;
- Premissas de atuação do E-Formador.
MÓDULO V – RELAÇÃO PEDAGÓGICA E DINÂMICA DE GRUPOS ONLINE
- Comunidades de aprendizagem online;
- A comunicação online;
- Estratégias de dinamização e moderação de grupos online.
MÓDULO VI – MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS
- Métodos e técnicas utilizados em E-Learning;
- Caraterísticas, vantagens e desvantagens dos vários métodos.
MÓDULO VII – AVALIAÇÃO EM E-LEARNING
- Controlo e análise de dados em E-learning;
- A avaliação em E-learning.
MÓDULO VIII – PROJETO
- Desenho de um projeto E-learning.
METODOLOGIA DO CURSO
O curso decorrerá em ambiente E-learning, através da plataforma que a B-Training, Consulting dispõe para a dinamização de cursos a distância (BTA – B-Training Academy).
A plataforma dispõe de diversas ferramentas multimédia e interativas que permitem a realização de atividades síncronas e assíncronas pelo que no decorrer do curso será disponibilizado um fórum, que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa, bem como sessões síncronas na sala de conversação, as quais visam o esclarecimento de questões mais específicas.
A metodologia do curso é essencialmente ativa, com base na pesquisa e partilha de informação, de modo a que os formandos fiquem preparados para assumirem futuras tarefas enquanto E-Formadores.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
A avaliação das aprendizagens dos formandos será realizada através da análise dos produtos concebidos no decorrer dos módulos. Todos os módulos são de realização obrigatória e em cada módulo existirão diversas atividades a realizar, consoante as temáticas.