DESTINATÁRIOS
Todos os indivíduos motivados para o desenvolvimento de competências e conhecimentos inerentes à função de Formador de Adultos.
Cada grupo será composto por um número mínimo de 12 formandos (volume determinado pelo IEFP). O número máximo de participantes será de 18 formandos, sendo para tal necessário acrescentar duas horas, na carga horária total do curso, por cada formando “extra” .
De acordo com a legislação em vigor, encontra-se determinada uma escolaridade mínima obrigatória: 9º ano de escolaridade.
Os formandos devem ter domínio, na ótica do utilizador, do Microsoft Office e Internet Explorer ou outro browser.
DURAÇÃO E LOCAL
Duração: 90 horas
Local: Instalações da B-Training e Plataforma B-Training Academy
Horários: Pós-laboral / laboral manhã / laboral tarde / sábados.
TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade de Formação: Formação Inicial
Forma de Organização da Formação: B-Learning
VALOR DO CURSO
Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
Avaliar o perfil do formador face ao contexto geral da Formação Profissional em Portugal:
- Caracterizar os contextos / sistemas da Formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém.
Preparar, dinamizar e avaliar unidades de formação:
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação – instrumento de gestão de uma organização;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos e multimédia na formação, em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do indivíduo adulto;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação.
Refletir sobre os sistemas de formação:
- Desenvolver uma análise construtiva que possa contribuir para a melhoria dos sistemas de formação, ao nível técnico-pedagógico e/ou organizacional.
Os conteúdos programáticos do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
Apresentação
- Apresentação do Coordenador Pedagógico, formadores, tutores e respetivos formandos;
- Conhecer toda a dinâmica e organização do curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores E-learning;
- Abordagem à plataforma de formação a distância da B-Training, Consulting;
- Entrega dos recursos de apoio ao curso.
MÓDULOS
1. Formador: Sistema, Contextos e Perfil (10h)
- Formador: Contextos de Intervenção;
- Aprendizagem, Criatividade e Empreendedorismo.
2. Simulação Pedagógica Inicial (10h)
- Preparação e Concretização das Simulações;
- Análise e Projeto de Melhoria.
3. Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação (10h)
- Comunicação e Comportamento Relacional;
- Diversidade no Contexto de Formação.
4. Metodologias e Estratégias Pedagógicas (10h)
- Métodos e Técnicas Pedagógicas;
- Pedagogia e Aprendizagem Inclusiva e Diferenciada.
5. Operacionalização da Formação: do Plano à Ação (10h)
- Competências e Objetivos Operacionais;
- Desenho do Processo de Formação-Aprendizagem.
6. Recursos Didáticos e Multimédia (10h)
- Exploração de Recursos Didáticos;
- Construção de Apresentações Multimédia.
7. Plataformas Colaborativas e de Aprendizagem (10h)
- Plataformas: Finalidades e Funcionalidades;
- Comunidades Virtuais de Aprendizagem.
8. Avaliação da Formação e das Aprendizagens (10h)
- Avaliação Quantitativa e Qualitativa;
- Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho.
9. Simulação Pedagógica Final (10h)
- Preparação e Concretização das Simulações;
- Análise e Prospetiva Técnico-Pedagógica.
METODOLOGIA
Tendo em vista a qualidade da formação, esta será desenvolvida com uma componente essencialmente prática e adaptada ao grupo em formação, dando oportunidade aos futuros formadores para experienciarem uma série de situações mobilizadas. Ficarão, desta forma, preparados para assumirem futuras tarefas enquanto formadores-animadores e formadores-consultores.
AVALIAÇÃO
O peso de cada um dos elementos apresentados é distinto para a determinação da avaliação final dos formandos. Assim sendo, a determinação da avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:
- Avaliação Diagnóstica:10%
- Simulação Pedagógica Inicial
- Avaliação Sumativa:
- Objetivos Pedagógicos: 30%
- Questionários online;
- Participação e empenho evidenciado em fóruns e sessões online;
- Exercícios individuais;
- Competências Pedagógicas: 30%
- Simulação pedagógica Final;
- Projeto Final – 30%
- Projeto de Intervenção Pedagógica;