DESTINATÁRIOS
Todos os profissionais interessados em desenvolver competências na área do planeamento e dinamização de sessões de formação.
DURAÇÃO E LOCAL
Duração: 30 horas
Local: Plataforma B-Training Academy – https://plataforma.b-trainingacademy.pt
TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade de Formação: Formação Contínua
Forma de Organização da Formação: E-Learning
VALOR DO CURSO
Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos
A B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT, pelo que o valor do curso é isento de IVA: artigo 9º, nº 10 do CIVA.
No final do Curso os formandos deverão ser capazes de:
- Este curso visa promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a prática formativa. Estas competências situam-se ao nível da animação da formação e na conceção, desenvolvimento e avaliação de sessões de formação;
- Desenvolver uma relação pedagógica eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação;
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos que irão orientar a atividade formativa;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens útil à sua prática pedagógica e como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação.
Os conteúdos programáticos do curso Os Pilares da Formação: dinamizar Sessões Criativas e Motivadoras da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
MÓDULO I - FATORES DIFERENCIADORES PARA UMA FORMAÇÃO DE SUCESSO
1. Comunicação e Comportamento Relacional:
- A Comunicação;
- Estilos de Comunicação;
- Fatores Potenciadores / Inibidores do Relacionamento Interpessoal e Comunicacional;
- Estilos de Liderança e os seus Efeitos na Prática Pedagógica.
2. Diversidade em Contexto de Formação:
3. Metodologias e Estratégias Pedagógicas:
- Conceito de Métodos e Técnicas Pedagógicas;
- Relação dos Métodos com as Técnicas;
- O Método Expositivo;
- O Método Interrogativo;
- O Método Demonstrativo;
- O Método Ativo.
MÓDULO II - PLANEAR A FORMAÇÃO
1. Desenho do Processo de Formação – Aprendizagem:
- Ato de Planear a Formação;
- Os Três Níveis de Planificação da Formação;
- O Plano de Formação como Instrumento de Gestão;
- A Planificação da Ação de Formação;
- O Plano de Sessão.
2. Competências e Objetivos Operacionais:
- Perspetivando os Objetivos;
- No âmbito da Formação Profissional;
- Objetivos de Formação VS. Objetivos Pedagógicos;
- Objetivos Pedagógicos – Características;
- Classificação dos Objetivos Pedagógicos;
- Como Formular Corretamente Objetivos Pedagógicos.
MÓDULO III - O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO: DAS METODOLOGIAS AOS INSTRUMENTOS1. Competências e Objetivos Operacionais:
- Avaliação Quantitativa e Qualitativa:
- A Importância de Avaliar;
- As Dificuldades em Avaliar a Formação;
- A Avaliação na Formação;
- O Sistema de Avaliação.
2. Avaliação: da Formação ao Contexto de Trabalho:
METODOLOGIA
O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma de aprendizagem B-Training Academy que se encontra acessível em: https://plataforma.b-trainingacademy.pt/
Ao longo do curso, serão realizadas duas sessões síncronas, em que estará simultaneamente online com o tutor. Estas sessões são devidamente agendadas de acordo com a sua disponibilidade e realizar-se-ão na meeting room. A primeira sessão síncrona será realizada no primeiro dia da formação, sendo a data e hora agendadas no ato da inscrição. Para além destas sessões o curso caracteriza-se pelo visionamento das temáticas do curso, segundo o seu próprio ritmo e disponibilidade, em articulação com a realização de exercícios de aplicação e sistematização.
O curso é organizado sobre um modelo centrado no conteúdo e nos recursos disponibilizados como fonte de aprendizagem, ajustados ao desenvolvimento de um percurso individual.
É assegurada uma relação ativa entre o conteúdo e o formando, exigindo interatividade entre ambos em diversos momentos. O conteúdo vai sendo partilhado sob a forma expositiva, interrogativa e ativa.
Toda a informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo. Com efeito, ao longo do curso vão surgindo diversos momentos em que será conduzido a explorar em detalhe o conteúdo que está a ser partilhado. Este aspeto tem a particularidade de não ser capaz de avançar no curso, sem que o conteúdo associado seja previamente explorado.
Para o desenvolvimento do curso, contará com o apoio da Equipa Técnico-Pedagógica para esclarecimento de questões (tempo máximo de resposta 48 horas).
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS
Os canais de distribuição dos conteúdos para desenvolvimento do curso que o formando tem disponíveis assumem a forma de um manual relativo ao curso e exercícios de aplicação/sistematização sobre a temática, ao longo do curso.
A informação relacionada com o curso encontra-se na própria estrutura do mesmo, pelo que se assume igualmente como um suporte de apoio à aprendizagem, na medida em que fica arquivado no seu histórico e pode ser revisto sempre que desejar.
ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE TUTORIA
Existe um acompanhamento do percurso de formação por parte da Equipa Técnico-Pedagógica, encontrando-se sempre disponível para apoio técnico ao curso e para esclarecimento de questões. Existe um sistema de mensagens na Plataforma que poderá utilizar para contacto direto.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
A metodologia de avaliação das aprendizagens a aplicar no presente curso, terá como base uma Avaliação Formativa, concretizada através da realização das diferentes atividades previstas em cada um dos módulos que compõem o Curso. Com esta avaliação pretende-se, verificar se os resultados esperados foram alcançados.