DESTINATÁRIOS
O Curso de Gestão da Formação foi criado a pensar nos profissionais que desenvolvem / pretendem desenvolver os seus conhecimentos na área da Gestão da Formação, nomeadamente:
Gestores e Técnicos de Formação e de Recursos Humanos; Formadores e outros profissionais que trabalham na área da Formação;
Formadores/Consultores que desenvolvem ou venham a desenvolver a sua atividade profissional no âmbito da gestão, coordenação, acompanhamento e avaliação da formação;
Outros profissionais que desejem desenvolver competências nestes domínios.
DURAÇÃO: 60 Horas
LOCAL: Plataforma B-Training Academy – www.plataforma.b-trainingacademy.pt
DATA DE INICIO E HORÁRIOS: É elaborado um cronograma por formando, pelo que poderá iniciar o curso na data e no horário que desejar. As sessões síncronas / webinars são agendadas com o e-tutor do curso, em horários a definir por ambas as partes.
TIPO DE FORMAÇÃO
Modalidade de Formação: Formação Contínua
Forma de Organização da Formação: Formação em E-Learning (a Distância)
VALOR DO CURSO
Para ficar a saber o valor deste curso, basta contactar-nos. Valor do curso isento de IVA (artigo 9º, nº 10 do CIVA) dado que B-Training, Consulting é uma entidade certificada pela DGERT.
O curso visa consolidar um conjunto de competências tendo em vista a eficácia da gestão de processos formativos.
Assim, os formandos ficarão aptos a planear, conceber, executar, gerir financeiramente e avaliar programas e ações de formação desenvolvidos com base num sustentado estudo de diagnóstico e análise de necessidades.
Os conteúdos programáticos do Curso de Gestão da Formação da B-Training, Consulting serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.
MÓDULO I – FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
- Objetivos globais da formação / desenvolvimento;
- O papel da formação como instrumento de gestão;
- A qualidade total na formação – “as Organizações que aprendem”;
- O ciclo formativo;
- Figuras profissionais inerentes à Gestão da Formação: definição e papéis.
MÓDULO II – O PROCESSO DE DIAGNÓSTICO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO (DNF): DOS MÉTODOS AOS INSTRUMENTOS
- Classificar os fatores indutores da formação de acordo com as suas diversas fontes de origem;
- Fases do Diagnóstico de Necessidades de Formação;
- Conceber metodologias de levantamento de diagnóstico de necessidades de formação;
- Conceber instrumentos centrados nas necessidades de formação da Organização;
- Conceção do Relatório Final resultante do processo de DNF.
MÓDULO III – PLANEAR A FORMAÇÃO: DA CONCEÇÃO DO PLANO AOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO E PLANOS DE SESSÃO
- Etapas de desenvolvimento de um Plano de Formação;
- A Comunicação Interna e Externa do Plano de Formação;
- A definição de Objetivos e a priorização da Formação;
- Orçamento da Formação;
- Marketing da Formação.
MÓDULO IV – GERIR A FORMAÇÃO: DA MODALIDE PRESENCIAL ÀS MODALIDES E-LEARNING E B-LEARNING
- A conceção dos instrumentos de suporte pedagógico: o dossier técnico-pedagógico de formação;
- A gestão das equipas formativas: dos métodos aos instrumentos a mobilizar;
- Especificidades da gestão da formação nas modalidades de e-learning e b-learning.
MÓDULO V – GARANTIR A EFICÁCIA E QUALIDADE DA FORMAÇÃO: A AVALIAÇÃO
- O conceito de Avaliação;
- A avaliação do impacto da formação: processos e metodologias;
- Instrumentos de controle e monitorização da formação: a avaliação do processo.
MÓDULO VI – APOIO À REALIZAÇÃO DO PROJETO
METODOLOGIA
O curso decorrerá em ambiente e-learning, através da plataforma que a B-Training, Consulting dispõe para dinamização de cursos a distância.
A plataforma dispõe de diversas ferramentas multimédia e interativas que permitem a realização de atividades síncronas e assíncronas pelo que no decorrer do curso será disponibilizado um fórum, que permitirá acompanhar e desenvolver os conteúdos através de uma tutoria ativa, bem como sessões síncronas na sala de conversação, as quais visam o esclarecimento de questões mais específicas. Estão incluídas 3 sessões síncronas, as quais ocorrerão em momentos-chave do curso (uma sessão na fase inicial, uma sessão na fase intermédia e uma sessão na fase final), permitindo o apoio constante aos formandos.
A metodologia do curso é essencialmente ativa de modo a que os formandos fiquem preparados para assumirem futuras tarefas enquanto Gestores / Coordenadores de Formação.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS
A avaliação das aprendizagens dos formandos será realizada através da análise dos produtos concebidos no decorrer dos módulos. Todos os módulos são de realização obrigatória e em cada módulo existirão diversas atividades a realizar, consoante as temáticas.
A avaliação final dos formandos assenta nas seguintes percentagens:
- Projeto Final: 25%
- Avaliação das aprendizagens nos restantes módulos (através da participação na plataforma / sessões síncronas e assíncronas e das atividades realizadas no âmbito de cada módulo): 75%