14
outubroFerramentas de criação de conteúdos interativos
A formação a distância encontrava-se, antes da pandemia, em ampla expansão em todo o mundo. Todavia, o contexto pandémico veio acelerar este processo e despoletou esta realidade em milhares de organizações. Esta modalidade passou a ser a mais procurada durante este período e aumentou o seu reconhecimento no contexto da formação.
Quando falamos de formação a distância um dos elementos mais impactantes são os conteúdos e a forma como os mesmos são disponibilizados, existindo para o efeito uma multiplicidade de ferramentas de criação de conteúdos interativos que vamos explorar neste artigo.
Os conteúdos interativos possibilitam uma ligação direta com o usuário, permitindo uma experiência impactante totalmente diferente quando comparada com um conteúdo meramente estático. Existem diversos tipos de interatividade, entre os quais os mais usuais são os quizzes, os vídeos e até apresentações dinâmicas.
Vejamos os seguintes exemplos de ferramentas que podem criar alguns destes conteúdos:
1. Apester
O Apester é uma ferramenta que lhe permite criar alguns conteúdos interativos como sondagens, testes de personalidades, quizzes e vídeos para envolver os formandos.
Para partilhar os elementos criados é possível embeber o conteúdo através de um código ou partilha de um link e proporcionar uma experiência interativa.
2. Mapme
O Mapme é uma ferramenta criativa que lhe permite criar um conteúdo específico, mapas interativos em 3D com galerias de imagens integradas assim como vídeos.
Ao selecionar os locais que pretende demonstrar, obtém-se um mapa com destaque para edifícios e locais, com uma customização, podendo ser mais simples ou em 3D. Os mapas podem ser partilhados através de um link ou embeber o código que é criado.
3. Engage Form
O Engage Form cria diversos conteúdos, como quizzes, votações, sondagens, questionários, formulários e testes de pontuação. É possível customizar a apresentação do conteúdo da forma que o utilizador quiser, com imagens e vídeos à escolha.
Os conteúdos podem ser embebidos em sites ou redes sociais, através do link, código disponibilizado ou código QR.
4. Thinklink
O Thinklink permite, com as suas funcionalidades intuitivas, dar vida a fotografias tornando-as interativas e multimédia, através de vídeos, músicas, textos e links.
Com esta ferramenta pode criar diferentes conteúdos como infográficos, apresentações, plantas, imagens em 360 e linhas do tempo. Os elementos criados podem ser partilhados através de um link, pelas redes sociais e incorporado em apresentações PowerPoint.
Através deste tipo de ferramentas é possível desenvolver conteúdos interativos e proporcionar experiências de formação mais enriquecedoras uma vez que os formandos poderão ter acesso a materiais mais dinâmicos e a possibilidade de explorar ferramentas novas.
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