Ir para o conteúdo principal

Mensagem de blogue por Luís Costa

Já ouviu falar em Netiqueta?

Já ouviu falar em Netiqueta?

A netiqueta ou “etiqueta da internet” é constituída por um conjunto de regras sociais, formais ou informais, que regulam o comportamento e a comunicação dos utilizadores da internet, promovendo a qualidade da socialização e a eficácia comunicativa, fatores essenciais para o sucesso de uma sessão de formação online ou de reuniões de trabalho.

À semelhança das regras que são definidas para uma sessão de formação presencial e que fazem, muitas vezes, parte do regulamento da formação, o mesmo se deve aplicar às regras a aplicar na formação online. Aquelas que mais vezes são mencionadas, dizem respeito à câmara e aos microfones, se devem estar ligados ou desligados. Este é uma das regras que deve vir definida no regulamento da formação. Outra regra que é importante definir diz respeito à ingestão de comida e bebida durante as sessões. Também as participações durante as sessões devem ser geridas de forma a que todos os participantes tenham a sua oportunidade de intervir e de contribuir para a dinamização das mesmas.

Os participantes devem também, sempre que possível, optar por um local onde possam assistir à sessão sem interrupções.

Hoje, com a evolução da tecnologia a netiqueta adquire uma importância fundamental para o bem-estar dos utilizadores em comunidade no ciberespaço.


  • Partilhar

Reviews