Ir para o conteúdo principal

Blogue do site

Plataforma de aprendizagem – LMS a resposta aos requisitos da DGERT

Plataforma de aprendizagem – LMS a resposta aos requisitos da DGERT

Pode afirmar-se que o Requisito fundamental para cumprir a Certificação pela DGERT, no âmbito da formação e-learning, implica a aposta numa adequada plataforma tecnológica de gestão das aprendizagens – LMS (Learning Management System).Quais são os critérios de seleção de uma plataforma ...

Componentes Essenciais dos Jogos e de Ambientes Gamificados

Componentes Essenciais dos Jogos e de Ambientes Gamificados

São múltiplas as componentes dos jogos e de ambientes gamificados. Porém, iremos apenas aqui focar aqueles que consideramos transversais aos jogos e à formação:Regras: tanto na formação, como nos jogos, o utilizador deve estar informado das regras de funcionamento e o que dele é espera...

H5P x Moodle

H5P x Moodle

A ferramenta de autoria de conteúdo H5P permite a apresentação de conteúdos de forma interativa e dinâmica, bem como a criação de atividades de consolidação / validação de conhecimentos. A título de exemplo, com o H5P conseguirá desenvolver os seguintes tipos de conteúdo:Apresentação...

As tecnologias na formação só para a diversão! – Rima, mas será que é verdade!?

As tecnologias na formação só para a diversão! – Rima, mas será que é verdade!?

O uso das tecnologias na formação contribui para que as sessões se tornem mais interativas e por sua vez mais interessantes e divertidas para os participantes. Mas será que isso é um aspeto negativo!? E será que é a única função destas ferramentas?Utilizar estas ferramentas apenas com esse...

E-Formandos – O equilíbrio entre acompanhamento e autonomia

E-Formandos – O equilíbrio entre acompanhamento e autonomia

Quando comparado com a formação presencial, o tempo de contacto entre formador e formandos, no modelo de ensino a distância, é substancialmente menor, pelo que é de extrema importância que nas sessões de trabalho síncrona todas as informações necessárias sejam transmitidas. Mas o acompanh...

Formação E-learning: o impacto na Certificação DGERT

Formação E-learning: o impacto na Certificação DGERT

No âmbito da Certificação pela DGERT, a formação a distância, nomeadamente, a formação e-learning, assume um enquadramento distinto da formação presencial, conforme se espera perante duas formas de organização da formação muito diferentes. Ainda assim, o princípio subjacente aos requi...

Como Escolher uma Ferramenta para o Desenvolvimento de Atividades

Como Escolher uma Ferramenta para o Desenvolvimento de Atividades

A existência de atividades em cursos e-Learning é um elemento fulcral para o seu sucesso, porém, nem sempre é fácil escolher uma ferramenta para o seu desenvolvimento. Deste modo, existem alguns elementos que devemos considerar na escolha desta ferramenta:Elementos multimédia: é necessário a...

Vídeos em e-learning: qual a importância?

Vídeos em e-learning: qual a importância?

Os vídeos são um recurso bastante utilizados em e-learning, com diversas mais valias para os formandos. Vamos ver quais.Os vídeos ajudam os formandos ou alunos a envolverem-se com mais intensidade no curso.Facilitam a demonstração e a explicação de conceitos complexos, dado que se torna mais ...

Já ouviu falar em Netiqueta?

Já ouviu falar em Netiqueta?

A netiqueta ou “etiqueta da internet” é constituída por um conjunto de regras sociais, formais ou informais, que regulam o comportamento e a comunicação dos utilizadores da internet, promovendo a qualidade da socialização e a eficácia comunicativa, fatores essenciais para o sucesso de uma...

Jogos: Qual o seu Potencial Pedagógico?

Jogos: Qual o seu Potencial Pedagógico?

Cada vez mais, os jogos têm sido usados de modo a potencializar as aprendizagens realizadas pelos formandos. Mas qual é de facto o potencial pedagógico dos jogos?A utilização de jogos como forma de aprendizagem tem múltiplos benefícios, porém, vamos aqui focar três:Fomenta a motivação: o ...